Terminou na bonita Igreja de Santa Luzia, da aldeia do Pego, a conhecida “Aldeia das Casas Baixas”, mais uma visita pastoral ao Arciprestado de Abrantes, de Sua Excelência Reverendíssima D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco.
Esta visita pastoral decorreu entre os dias 23 e 28 de abril de 2024 e abarcou vários encontros com fiéis e autarcas locais, visitas a Centros de Dia, celebrações de Eucaristias, visitas domiciliárias a idosos e doentes, reuniões de formação com crismandos e ainda a administração do Sacramento da Confirmação, mais conhecido pelo Sacramento da “Crisma”, a jovens e adultos das quatro paróquias sob a responsabilidade do Sr. Padre Adelino Cardoso (Pego, Rossio ao Sul do Tejo, São Miguel do Rio Torto e Tramagal).
Ao longo deste tempo, a felicidade manteve-se estampada no rosto de quantos se envolveram e participaram na visita pastoral que, naturalmente, se transformou numa grande festa, partilhada, animada e feliz, que a ninguém passou despercebida, ou indiferente, pois a todos trouxe um novo ânimo para as suas caminhadas cristãs.
Nos diferentes discursos e homilias que Dom Antonino Dias proferiu durante a visita, frisou sempre que, o sacramento da “Crisma”, embora seja motivo para realização de grandes festas e romarias nas comunidades onde é administrado, não é, de modo algum, uma “festa de finalistas”. Os jovens crismados têm e continuarão sempre a ter o seu lugar na igreja, onde deverão continuar a envolver-se nas dinâmicas religiosas locais, próprias de cada uma das suas comunidades, para que estas continuem a crescer e a rejuvenescer-se.
Muito se poderia escrever sobre esta visita pastoral e sobre a sua importância para as comunidades locais onde se realiza, mas a alegria espelhada nas imagens que partilhamos são, só por si, o maior e melhor testemunho da experiência agora vivida.
Para terminar esta breve notícia, quero em nome das comunidades visitadas deixar uma mensagem de enorme agradecimento ao Senhor Bispo Dom Antonino Dias, pela sua visita e simpatia e desejar, com sinceridade, que regresse muito em breve ao nosso meio.
Diácono Américo