O dia 19 de novembro amanheceu feliz para os jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, que decidiram “partir apressadamente” como Maria, até à Vila da Sertã.

O lindo espaço, junto à sede dos escuteiros, ficou de manhã, bem enfeitado com os autocarros e carrinhas vindas de autarquias e de particulares. Os 260 jovens, acompanhados dos párocos, catequistas/animadores, de T Shirt branca JMJ, foram acolhidos pelos de laranja do grupo “Dar Mais” da Sertã. O nosso Bispo também não se fez tardar e, na saudação inicial, fez recordar as 3 perspetivas para este dia: “vocacional, ecológica e missionária”. Depois da subida missionária até à Senhora dos Remédios, foi tempo de percebermos a dimensão ecológica do Dia, plantando uma tília por Arciprestado.

De tarde, os diversos testemunhos de participantes noutras JMJ, o compromisso da Associação VIDES ( Voluntariado Internacional de Educação à Solidariedade), agora também sediada na nossa Diocese, o concerto do grupo Coral Infanto-Juvenil da Sertã foram uma excelente preparação para a Eucaristia:  verdadeiro momento de acção de Graças a Deus pelo lindo dia e a quantos o tornaram possível – o SDPJV PCB que o sonhou mas, muito especialmente, ao Pe Daniel Almeida e Jovens da Sertã que tudo pensaram ao pormenor. A Eucaristia terminou com a bênção das 320 oliveiras/carvalhos entregues às Paróquias, na Presença de representantes da Engª Delfina Batista, da RSA que as ofereceu.

A partida “apressada” para os locais de origem, foi animada pelo desejo de nos unirmos, sempre mais, na preparação e vivência da JMJ  Lisboa 2023 e de irmos descobrindo e seguindo o Caminho a que Jesus nos chama na vida e em cada instante. Uma JDJ em grande!

Íris Roseiro e Participantes da Chainça

 

 

Partilhar:
Comments are closed.