Comunicado – 2 de fevereiro de 2019

 

  1. Reuniu o Conselho Diocesano de Pastoral, em reunião ordinária, convocado pelo Bispo Diocesano.

  2. Em ultimo ano do triénio Pastoral, 2016-19, gastou grande parte do tempo a pensar o próximo Plano Pastoral.
    Da reflexão dos conselheiros, resultaram propostas que orientem a ação eclesial na sua atualidade e projetualidade para os Jovens e as Famílias, tendo como horizonte as Jornadas Mundiais da Juventude de 2022 anunciadas para Lisboa.

    É importante que sejam definidas metas que motivem e congreguem a Diocese.
    A questões da pertença, da Identidade e da cultura vocacional, devem estar sempre na ordem do dia.
    A ação da Diocese deve continuar a favorecer a proximidade entre os que a constituem, nas diversas dimensões e sectores, e voltar-se, ainda mais, para chegar onde o Evangelho ainda não chegou. Somos, como toda a Europa, cada vez mais, terra de missão, terra de primeiro anúncio.

  3. Os conselheiros reiteram a urgência de que a renovação do sitio web da Diocese, em curso, chegue a bom termo e que daí resulte a ferramenta comunicacional de que a diocese necessita.

  4. Por motivo de as eleições europeias terem sido marcadas para o último domingo de Maio, dia da XXXVI Peregrinação Diocesana ao Santuário de N.a Sr.a do Rosário de Fátima, porque votar é um direito e um dever, porque os cristãos, desde as origens, sempre primaram por cumprir as obrigações para com a comunidade civil, porque não pareceu possível mudar o dia, o programa da Peregrinação fica restrito à recitação do terço do rosário na Capelinha e à Eucaristia no Recito, de modo a que todos os que queram participar, possam voltar às suas terras a tempo de exercer o dever cívico.

  5. Tendo em conta a programação e calendarização da Conferência Episcopal Portuguesa para o dia mundial das missões a 20 de outubro de 2019, é necessário que paroquial, arciprestal e diocesanamente este o Mês Missionário extraordinário seja vivido de forma a deixar marca e implementar ritmos de evangelização que marquem e fecundem de evangelho os próximos tempos.

  6. O Conselho reitera a importância dos acontecimentos diocesanos como momentos de construir comunidade Diocesana. O próximo momento alto é a Assembleia Diocesana da Pastoral Social, em Mação, com os oradores Doutor P.e Tiago Freitas, de Braga e o Doutro Juan Ambrósio, de Lisboa, refletindo a realidade paroquial.

  7. Os ministérios laicais são cada vez mais importantes e a formação proposta pelos Secretariados Diocesanos é o caminho de comunhão com o Bispo Diocesano.

Partilhar:
Comments are closed.