Dia 08 de Junho, reuniu, via zoom, em sessão ordinária, o Conselho Presbiteral da nossa Diocese.
Ainda limitados pelas circunstâncias de segurança sanitária impostas pela Pandemia do SarsCov2, no passado dia 8 de junho, reuniu por via Zoom, em sessão ordinária, o Conselho Presbiteral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. Depois da invocação do Espírito Santo, o sr. Bispo, D. Antonino, que presidiu ao Conselho, deu início aos trabalhos.
Começou o Conselho por refletir e partilhar sobre a vida pastoral no contexto da Pandemia, procurando avaliar as suas consequências e perceber quais as perspetivas e caminhos a seguir. Fazendo o ponto da situação sobre o Plano Pastoral Diocesano, apesar das muitas limitações e de ter ficado em suspenso, o tema escolhido, “Dar Voz aos Jovens e ouvi-los”, continua válido e será proposta renovada para o próximo Ano Pastoral 2021/22. Neste tempo que é de preparação das Jornadas Mundiais de Juventude em 2023, o COD (Comité Organizador Diocesano) deu conhecimento dos próximos passos, nomeadamente sobre os símbolos das Jornadas que irão passar pelas Dioceses de Portugal, estando na nossa Diocese no Mês de Fevereiro de 2022. Para além de louvar o trabalho que o Secretariado da Pastoral Juvenil e das Vocações tem realizado mesmo com todas as limitações do Covid 19, é necessário que toda a Diocese se mobilize e comprometa nesta dinâmica de preparação das Jornadas Mundiais de Juventude.
O Conselho, pegando na Carta Apostólica ANTIQUUM MINISTERIUM do Papa Francisco sobre o Ministério do Catequista e na proposta do documento de trabalho da Conferência Episcopal para reflexão da Instituição dos Ministérios Laicais, refletiu sobre o seu enquadramento e implicações pastorais, ficando esta reflexão para ser feita em arciprestado e depois coligida pelo Secretariado da Pastoral Litúrgica.
Dando continuidade aos trabalhos, o Conselho refletiu sobre a situação atual do Presbitério da Diocese: falta de vocações, número reduzido de seminaristas e de sacerdotes e o seu cansaço, fazem que muitas vezes não consigam responder a todas as solicitações e necessidades pastorais. Esta situação gera preocupação, mas não pode provocar angústia, antes deve exigir um maior sentido de comunhão e de compromisso de todo o presbitério neste trabalho vocacional. Houve, ainda, apresentação de contas do Instituto Diocesano do Clero respeitantes à gestão dos anos 2019 e 2020. Fez-se o ponto da situação das obras da Catedral de Portalegre e nos outros assuntos não agendados foram dados esclarecimentos e algumas informações pontuais.
O Senhor Bispo encerrou reunião agradecendo ao Conselho a sua colaboração, deixando uma palavra de estímulo e ânimo a todo o Presbitério.