Reunião Ordinária, 5 de Fevereiro de 2022
Conselho Diocesano de Pastoral

DIOCESE  DE PORTALEGRE-CASTELO BRANCO

 

Realizou-se hoje, dia 5 de fevereiro, a reunião do Conselho Pastoral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. Foram partilhadas as iniciativas realizadas pela passagem dos símbolos das Jornadas Mundiais que neste mês de fevereiro estão em peregrinação pela nossa Diocese. Recebemos esses símbolos, em Évora, no dia 30 de janeiro. Serão entregues à Diocese da Guarda em 5 de março na cidade de Castelo Branco, de manhã, onde esperamos que todos os Arciprestados estejam bem representados, é uma entrega de todos, da Diocese. Falou-se dos percursos agendados, e do desconforto de irem sendo modificados e ajustados, criando um certo transtorno a quem está encarregado das notícias para a comunicação social. E que seria bom se toda a Diocese tivesse conhecimento dos percursos agendados sem haver modificações, pois pode haver gente que gostaria de ir a outro lado onde estivessem os símbolos. Alertou-se para ter o maior cuidado com o transporte e conservação dos símbolos. Falou-se ainda da adesão às iniciativas programadas apesar do retraimento devido à pandemia, adesão com entusiasmo; das lonas e de outros meios de divulgação e sensibilização, como fotografias, vídeos, bandeirinhas, camisolas, procurando que tudo se faça a despertar para a caminhada em direção à JMJ e para a participação na mesma, sem esquecer a sensibilização e informação pelas redes sociais e a própria rádio. Onde, por condições logísticas, não for conveniente levar os dois símbolos, foi dito que, por exemplo, a um lar ou instituição, se poderia levar apenas o ícone. Em seu tempo, deu-se contado encontro em Cernache do Bonjardim, no dia 21 de fevereiro, com o Comité Organizativo Local (nacional) e os Comités diocesanos do país, bem como se informou que a Agência Ecclesia estará entre nós quando e onde desejar e puder estar. Fomos informados que o COD foi enriquecido com mais alguns membros, e que, por vontade do COL, o nome de ‘Pré-Jornada’, que acontecerá a seu tempo, e na qual iremos receber gente de outros países em jeito missionário, fosse substituído por ‘Dias na Diocese’, devendo haver jovens voluntários que na Diocese ajudem os que vierem.

Seguidamente, fez-se o ponto da situação sobre os trabalhos do Sínodo sobre ‘Sinodalidade: comunhão, participação e missão’, verificando-se que está em curso, procurando cada um fazer o melhor possível esse caminho; lembrou-se a necessidade de se darem as achegas julgados úteis, até ao fim do mês de fevereiro, para o projeto do Documento da Conferência Episcopal sobre os Ministérios Laicais já instituídos: Leitor, Acólito e Catequista. A formação permanente para os ministros extraordinários da comunhão eda palavra na ausência do presbítero, bem como dos funerais, ocupou algum tempo, para logo se passar às informações dos diversos Secretariados Diocesanos, sobretudo dos Secretariados da Catequese, que acentuou o encontro interdiocesano dos catequistas em 26 e 27 de fevereiro, em que se celebra os 50 anos de existência desses encontros; o encontro de formação dos catequistas diocesanos, em 19 de fevereiro, por zoom, e, no dia 23 de abril, encontro diocesano de catequistas, na zona de Castelo Branco, por ser lá que decorrem as Visitas Pastorais.

O Secretariado da Juventude e Vocações, lembrou o Ano Jacobeu e os contactos havidos com o responsável de Compostela nessa área, estando as Diocese de Leiria, Coimbra e Portalegre-Castelo Branco, a combinar irem juntas, a Santiago de Compostela. No segundo Domingo de maio, a Diocese participará no festival da Juventude em Aveiro.  

O Secretariado da Família e Vida, além de outras iniciativas, deu conta das iniciativas do advento realizadas em preparação para o Natal, da Vigília das famílias, do encerramento do Ano de São José, da próxima Semana da Vida, e do encontro diocesano da Família que se fará em concomitância com o Encontro Mundial de Famílias, sintonizando com o Papa Francisco, tendo-se abordado ainda a necessidade de prestar atenção ao Documento diocesano sobre a família: ‘A Bem da Família’.

O Secretariado do Ensino nas Escolas falou de alguma programação nacional e diocesana e da ausência de professores da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica nas Escolas. Terminou-se a falar sobre a organização da Peregrinação a Fátima, no último Domingo de maio, dia 29, com a participação, da parte da manhã, nas atividades do Santuário, e, de tarde, com o habitual encontro no Centro Paulo VI, com programa a gizar. Bem como se falou das Bodas de Ouro Episcopais do Senhor D. Augusto César, Bispo Emérito desta Diocese, que iremos celebrar a nível Diocesano.

Portalegre, 5 de fevereiro de 2022.

 

Partilhar:
Comments are closed.