Bispo Diocesano
D. Antonino Eugénio Fernandes Dias
Bispo Diocesano
Eleito Bispo de Portalegre - Castelo Branco, por sua Santidade o Papa Bento de XVI em 8 de Setembro de 2008. Em 12 de Outubro de 2008 tomou posse solenemente na Diocese de Portalegre - Castelo Branco.
D. Antonino Eugénio Fernandes Dias, filho de Durval Dias e de Laurinda das Dores Lima Fernandes, nasceu a 15 de Dezembro de 1948, na freguesia de Longos Vales, concelho de Monção.
Estudou Humanidades, Filosofia e Teologia nos Seminários de Braga, onde foi ordenado a 13 de Junho de 1974.
Tendo concluído o Curso Teológico em 1973, estagiou e permaneceu cerca de três anos na Redacção do "Diário do Minho".
Em 25 de Janeiro de 1975, tomou posse da Paróquia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo. Pertenceu à Equipa coordenadora da Pastoral Arciprestal e foi Professor de Religião e Moral na Escola Comercial e Industrial de Viana do Castelo e no Colégio do Minho.
Em 1983, foi nomeado Vice-Reitor, nas funções de Reitor, do Seminário de S. Teotónio, em Monção. Aqui, cumulativamente, foi Director Diocesano da União Apostólica do Clero, responsável pelo quinzenário "Notícias de Monção", Administrador Paroquial da Vila de Monção, promotor das Jornadas Teotonianas e assumiu outros cargos que ainda mantém.
A 10 de Abril de 1984, o Santo Padre nomeou-o seu Capelão com o título de Monsenhor.
Tendo frequentado o Instituto Superior de Teologia de Braga, em 1981 e 1982, licenciou-se em Teologia no ano lectivo de l990/91 na já Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
Foi Pró-Vigário Geral da Diocese de Viana do Castelo, Vigário Episcopal para o Clero, Seminário e Vocações, Reitor do Seminário Diocesano, Director do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, Mestre de Cerimónias da Sé Catedral, Juiz do Tribunal Eclesiástico, Professor na Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas do Instituto Católico de Viana do Castelo, Assistente Regional do Corpo Nacional de Escutas e da Associação Guias de Portugal; membro do Conselho Episcopal, do Conselho Presbiteral, do Conselho Diocesano de Pastoral, do Colégio dos Consultores Diocesanos e dedicou grande parte do seu tempo, na Diocese de Viana do Castelo, a outros campos da actividade pastoral, nomeadamente no campo da Catequese, Cursos de Cristandade e Pastoral Familiar.
Ordenado Bispo no dia 21 de Janeiro de 2000 na Igreja de S. Domingos, Viana do Castelo.
É cidadão honorário de Monção e Medalha de Ouro por deliberação da Câmara Municipal, em 2002.
Eleito Bispo de Portalegre - Castelo Branco, por sua Santidade o Papa Bento de XVI em 8 de Setembro de 2008. Em 12 de Outubro de 2008 tomou posse solenemente na Diocese de Portalegre - Castelo Branco.