NOVOS SERVIDORES DA COMUNIDDADE

Ministros Extraordinrios da Comunho
Ministros Extraordinrios da Celebrao Dominical na Ausncia do Presbtero

Depois de adequada formação, decorreu no passado sábado, dia 17 de Fevereiro 2018, o mandato de 14 NOVOS MEC (Ministros Extraordinários da Comunhão) das paróquias de Alvega, Oleiros, Ortiga, Rossio ao Sul do Tejo e Santo André das Tojeiras e 11 NOVOS MECDAP (Ministros Extraordinários da Celebração Dominical na Ausência do Presbítero) das paróquias de Alagoa, Bemposta, Castelo Branco (S Miguel da Sé) e Salgueiro do Campo.

Durante a concelebração da Eucaristia da Missa Vespertina do Domingo I da Quaresma, presidida por D. Antonino Dias, na Sé de Castelo Branco, após a proclamação do Evangelho, os candidatos foram chamados e apresentados ao Bispo Diocesano e à Diocese e responderam como Moisés: “Aqui estou”.

Na palavra da Homilia que de seguida dirigiu à comunidade e a eles, D. Antonino Dias fez apelo à vivência da vocação batismal, na caminhada da Quaresma à vida nova da Páscoa; aos candidatos desafiou a construir o mundo novo e a servir as comunidades com humildade, com palavras e testemunho de esperança, de reconciliação, de alegria, de serenidade e paz.

De seguida, os candidatos foram interrogados sobre as suas disposições e a comunidade reunida para a celebração convidada a rezar por esses candidatos que de joelhos acolheram a oração que por eles foi feita.
Seguiu-se a Eucaristia com a Profissão de Fé e a Oração dos Fiéis.
A formação, com mandato para três anos, foi coordenada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia e concretizada com a colaboração de vários sacerdotes. Assim, e com mais estes ministérios, se vai concretizando e crescendo na Diocese a corresponsabilidade com leigos a servir as comunidades.
 SDLiturgia

Colaborador