Bno dos bebs na Festa da Apresentao do Senhor

Marvo e o Concelho, inspirados na Sagrada Famlia de Nazar, iluminada pela plena revelao daquele "Menino", acolheram e apresentaram Comunidade os bebs nascidos durante o ano de 2017, que, acompanhados pelos pais, avs, padrinhos e amigos, reviveram na Igreja de S. Tiago (Marvo) o Mistrio da Apresentao de Jesus no Templo.

 

A celebração contou com três momentos: a liturgia da luz que teve início com o acendimento e a bênção das velas ao fundo da Igreja, prosseguindo em procissão até ao altar; a liturgia da palavra que culminou com a homilia, com a oração de agradecimento pelo dom da vida e o compromisso de fidelidade no seguimento de Cristo e a liturgia Eucarística como selo do encontro com Cristo e da oferta com Ele, a fim de que Ele seja «luz para iluminar os povos ».

Teve a solenidade própria da cerimónia e a graciosidade da presença de 24 crianças, e, em momento próprio, foi feito o rito de bênção dos bebés, na qual o Padre Marcelino pediu aos pais para apresentarem os filhos, seguindo-se, depois, a bênção dos bebés, um a um no altar.

Deste modo, mais uma vez, fomos Comunidade, pois foram muitos os Pais que responderam ao apelo do pároco, apresentando publicamente os seus filhos, o que seguramente aconteceu com a mesma alegria com que Nossa Senhora e S. José apresentaram o Menino Jesus em Jerusalém.

Como Simeão realizou a sua esperança, que também nós possamos contar sempre com a presença redentora de Cristo e recordando as palavras proféticas proferidas pelo velho Simeão, inspirado por Deus quando tomou o Menino Jesus nos seus braços: “Luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel” (Lc 2, 32), deixemos que Deus nos ame, para que sejamos, de facto, transformados, pois Ele continua amorosamente presente no meio de nós.

Agradeçamos, pois, a Maria, Mãe de Cristo e nossa Mãe, o cuidado com que nos acompanha ao longo da nossa vida, e, como filhos peçamos-lhe: “Mãe, neste dia, volta a apresentar-nos a Deus, nosso único bem, a fim de que a nossa vida, consumida pelo Amor, seja um sacrifício vivo, santo e do teu agrado. Amém!"

Colaborador