Semana dos Seminrios: Uma esperana que nos move

"Fazei o que Ele vos disser" (Jo 2,5)
12 a 19 de Novembro

 Nos dias de 12 a 19 de Novembro, com o tema: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5), a Igreja em Portugal desafia os fiéis nas suas dioceses a rezarem pelos Seminários e pelas Vocações. Num tempo onde se fala em demasia em “crise de vocações”, somos desafiados a mudar de “atitude”, e rezar com alegria, por todos aqueles que dão hoje a sua vida ao serviço da Igreja e das Comunidades Cristãs. Sejam eles, com a sua alegria disponibilidade e fé, um forte sinal do amor de Deus entre todos, serenando com esse sinal os jovens e fortalecendo-os à coragem do discernimento sincero da sua Vocação. É mais uma oportunidade que a Igreja nos dá, para nas dioceses e nas comunidades, possamos rezar pelo nosso Bispo Diocesano, Sacerdotes, Formadores, Responsáveis do Seminário Diocesano e Sectores Vocacionais, como também pelo Pré-Seminário da nossa Diocese. Todos eles, cada um com a sua missão, rosto do nosso Seminário Diocesano.

Para marcar esta semana tão importante na vida da Igreja, o Secretariado da Pastoral da Juventude e Vocações, desafia os jovens, e também toda a diocese, no Sábado dia 18 de Novembro, a participarem e a rezarem numa actividade no Seminário Diocesano de Portalegre. Com o tema “Seminário: Casa do Jovem, Casa de Todos”, os jovens a partir dos 14 anos são desafiados a deixarem-se surpreender e a abrirem o coração à surpresa “preparada” neste encontro. Jogo, musica, teatro, oração, tema vocacional e testemunho dos seminaristas diocesanos… tudo está preparado para passarmos um grande dia no Seminário Diocesano. O encontro começa às 15h15 com o acolhimento e termina ás 20h30, com a Oração Diocesana pelo Seminários, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, D. Antonino Dias. Aos jovens pede-se apenas que levem o lanche para a pausa da tarde. Todos os adultos da diocese são convidados a participar na Vigília de Oração que tem início às 20h30.

Segue o horário da actividade:

15h15: Check in 

15h30: Acolhimento

16h00: Grupos de trabalho e de descoberta. 

17h30: Lanche

17h45: Seminário: Casa do Jovem Casa de Todos

- Oração - Visita ao Seminário - Teatro - Aula sobre Vocação - Jogo - Testemunho Vocacional

19h30: Jantar

20h30: Vigília de Oração pelos Seminários

21h30: Regresso a casa

Fica o desafio, na confiança de quem sempre se entrega às mãos de Deus, onde cada um é chamado a fazer a sua parte nessa missão tão urgente e fundamental, como é a oração pelas vocações.

 

SDPJVpcb