VIDA(S) COM SENTIDO

VII Encontro Diocesano de Alunos de EMRC do 9 Ano e Ensino Secundrio
Sert - 31 de Maro de 2017

 
Tendo em conta o Tema geral que a diocese nos propõe para este ano de 2017 - “A fé dá sentido(s) à Vida”, optamos por este mesmo tema reflectindo sobre “Vida(s) com sentido”, procurando descobrir o sentido na vida nalguns testemunhos que nos ajudam a viver a nossa vida com mais sentido.
O queremos dizer, quando dizemos “viver a vida com sentido”?
Há quem viva sem se preocupar muito com o sentido que dá à sua vida; vai vivendo, e pronto! Há também quem se questione constantemente pelo sentido da vida, e viva sempre à procura de um sentido que nunca satisfaz e, por isso, entram em contínua frustração. Caem facilmente naquele estado de insatisfação que conduz ao descredito, àquela falta de esperança tal, que as leva a perder a confiança nas pessoas e nas instituições  e a vida torna-se uma vida sem sentido, uma vida sem “sabor”.
Mas há também aqueles que procuraram e encontraram um sentido válido para a vida e vivem a vida com sentido: encontraram “sabor” para a vida, tanto para as horas felizes, como para as horas amargas e tristes que por vezes aparecem.
Questionar-se sobre o sentido da vida é já meio caminho para encontrar o verdadeiro sentido, aquele “sabor” que faz viver a vida plenamente, aconteça o que acontecer. Mas onde encontrar esse “sabor”? Fica o desafio para este nosso encontro diocesano de alunos de EMRC, 9º ano e Secundário.
Que “a presença de Deus acompanhe a busca sincera que indivíduos e grupos efetuam para encontrar apoio e sentido para a sua vida… Esta presença precisa de ser descoberta, desvendada…”(EvG, 71) como nos diz o Papa Francisco.
 
 
 
 
 
 
 
Apresentamos o programa para este VIIº Encontro a nível Diocesano e 19º Encontro da Zona do Pinhal, de alunos de EMRC do 9º ano e Secundário, onde esperemos que seja uma partilha de amizades, convívio entre todos os presentes e de testemunhos de vida com sentido  para o hoje dos nossos adolescentes e jovens.
 A equipa de EMRC da Zona do Pinhal – Sertã
 
 
PROGRAMA PREVISTO PARA O  DIA 31/03/2017
 
10.00h - Chegada dos autocarros em frente do Terminal da Rodoviária
·         Acolhimento e saudação dos alunos e respetivas Escolas no jardim em frente
·         Palavra do Srº Presidente da CMS
10.30 – Início dos Workshops
·         Casa da Cultura
·         Ginásio da Escola Secundária
·         Casa do Escuteiro
11h30m – Mudança de local e de Worshops
 
12.30h - Inicio da caminhada até ao Santuário de Nossa Srª dos Remédios, onde estarão os autocarros
13.00h Almoço Picnic se possivel partilhado (Santuário de NSRemédios)
14.00h – Participação das Escolas (.......)
15.00h – Actuações musicais e vários tipos de danças (.....)
15.45h Palavra do Srº Bispo D. Antonino Dias ... outras ...
16.00h – Saudações finais e regresso a casa …          
Para melhor organizar o dia, nomeadamente nos Workshops, solicitamos a inscrição das escolas com o nº de alunos e professores acompanhantes, na ficha que segue, assim como a inscrição na parte da tarde com canções ou outras atividades que considerem adequadas.
 
 
 
FICHA DE INSCRIÇÃO
Escola/Agrupamento ------------------------------------------------------------------------------------------------Nome do Professor Responsável ------------------------------------------- Nº de Tlm. -----------------------Nº de Alunos --------------------------- Nº de professores -----------------------------------------------------