XIII Jornada Diocesana da Famlia -

27/01/2018 - Cine-Teatro So Pedro em Abrantes,

Participaram famlias oriundas dos vrios locais da diocese, num total de aproximadamente 250 participantes, sob a presidncia do Bispo Diocesano, D. Antonino Dias.

Atualizado com video da reportagem da Angelus tv

veja o video da reportagem da Angelus tv 

 

O dia decorreu em ambiente de formação, reflexão e oração, e houve atividades para as crianças e jovens, orientadas pelas Irmãs da Instituição “As Pequenas Missionárias de Maria Imaculada”. O conferencista Padre Rui Pedro Trigo Carvalho, Diretor do Setor da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa, desenvolveu o tema do encontro, baseando-se na sua experiência nesta pastoral orientada para a família, e tendo transmitido ideias muito fortes e significativas acerca da importância da família enquanto comunidade-base da Igreja e da sociedade. O Padre Rui Pedro afirmou que o ser humano, criado à semelhança de Deus-Amor, é vocacionado para a comunhão, e que o casal é a expressão fecunda dessa realidade; sublinhou também que, se queremos a transformação da humanidade, ela tem de começar na Família, da qual temos de cuidar zelosamente, por constituir a célula da sociedade. No painel da parte da tarde aconteceram momentos únicos de partilha de experiências, proporcionados pelos testemunhos dos casais Paula e Paulo Estrada, e Inês e Pedro Próspero, e de Magda Nisa, os quais, de forma vivencial e personalizada, revelaram diferentes formas de viver em alegria o amor no seio da família e na comunidade, e toda a transformação que esta realidade traz consigo para o aprofundamento da comunhão com o próximo e com Deus. Durante o dia houve momentos de convívio e descontração, como o almoço partilhado ou a atuação do grupo de jovens Banda CPF. O final desta jornada culminou com a Celebração Eucarística das Famílias na Igreja de São João, presidida pelo Senhor Bispo, um encontro da família de famílias, celebrando o amor da Palavra do nosso Deus. Foi um dia marcante, e os participantes foram convidados a regressarem para o ano trazendo consigo outras famílias. Resta à organização deixar aqui publicamente o seu agradecimento a todos aqueles que, de muitas e diversas formas, contribuíram para a realização deste dia tão enriquecedor e inesquecível, e partilhar a Oração da Família que todos os participantes rezaram em uníssono no final da Eucaristia.

 

 

Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a Vossa presença no nosso lar.

Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de Fé na Igreja e de participar da vida da nossa comunidade.

Ensinai-nos a viver a Vossa palavra e o novo mandamento do Amor, a exemplo da Família De Nazaré.

Concedei-nos a capacidade de compreendermos as nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos as nossas fraquezas e vivermos em harmonia.

Dai-nos, Senhor, boa saúde, trabalho com salário justo e um lar onde possamos viver felizes.

Ensinai-nos a tratar bem os mais necessitados e pobres, dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximarem da nossa família.

Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de cada um incluindo a daqueles que Vós escolhestes para Vos servirem.

Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais.

Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai o nosso lar hoje e sempre. Amén!

 

Colaborador
Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.