30 Catequistas da Diocese Participam nas Jornadas Nacionais 2017

Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo.
3 -5 de Novembro

Três dezenas de catequistas da Diocese de Portalegre-Castelo Branco participam este fim de semana, em Fátima, nas jornadas com as quais a Comissão Episcopal Educação Cristã quer colocar no centro das atenções a carta pastoral ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’.

 

O presidente da Comissão Episcopal Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) disse que as Jornadas Nacionais de Catequistas (JNC2017) querem valorizar este ano a “experiência pessoal de encontro com Cristo”.

Em entrevista ao portal Educris, enviada à Agência ECCLESIA, D. António Moiteiro incentiva ao empenho de “todos”, porque “sem catequistas motivados sem não há catequese”.

D. António Moiteiro explica que o encontro ecomeça com os catequistas a terem uma “experiência pessoal de encontro com Cristo”.

“Um tempo de oração, de meditação, de confronto com a Palavra que nos é anunciada”, exemplificou, acrescentando que é um “ponto fundamental” porque a Palavra “não é letra morta” mas “uma pessoa”.

“A Palavra proclamada é Jesus Cristo”, acrescentou.

Segundo o programa, o padre Mário Rodrigues de Sousa, especialista em Sagrada Escritura e professor na Universidade de Évora, apresenta ainda a reflexão ‘“Vimos o Senhor!” (Jo 20, 25) A alegria do encontro com o ressuscitado’.

No dia seguinte, os catequistas começam com a celebração da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Manuel Pelino, vogal da Comissão Episcopal da Educação e Doutrina da Fé.

Depois o presidente da CEECDF vai apresentar as ‘Linhas Programáticas para a Catequese’, ou seja, as “grandes linhas” que a comissão pretende para o novo triénio.

A tarde do dia 4 e a manhã de domingo 5 de novembro são sessões de trabalho para aprofundamento e conhecimento da carta pastoral ‘Catequese: A alegria do encontro com Jesus Cristo’ para que “todos os catequistas possam passar por todos”.

 “Que seja um tempo forte de fazer com que documento chegue a todas dioceses e comunidades cristãs”, deseja D. António Moiteiro.

Os ateliês são dedicados a capítulos do documento para a Catequese: os ‘Lugares de encontro’ – “Igreja, Palavra, Eucaristia, Caridade, comunidade cristã” - aos ‘Mediadores’ – “comunidade, família, catequistas, padre, diácono, bispo” e aos ‘Destinatários’ – “primeira infância, adolescentes, juventude, adultos”.

“No final todos fazem esta experiência do documento e possa ser estudado e analisado pelos catequistas”, realçou o bispo de Aveiro na entrevista.

A formação destina-se a catequistas de todo o país e tem organização do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

A Igreja Católica em Portugal está a celebrar, desde domingo, a Semana Nacional da Educação Cristã 2017 e a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina Fé divulgou a nota pastoral com o tema ‘A Alegria do Encontro com Jesus Cristo’.

 

com Ecclesia


 

 

 

 

 

 

 

 

Colaborador
Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
Próximos eventos

Renovao MEC's

25 Novembro 2017

Retiro para familias

26 Novembro 2017

Domingo da Palavra

17 Dezembro 2017
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.