I Jornada da Juventude e Vocaes

Jovens Cristos! Que jovens? Que Igreja? Que caminhos a construir?

O Secretariado da Pastoral da Juventude e Vocações da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, realizou no dia 6 de Maio, na Casa de Sta. Maria, em Castelo Branco, a I Jornada da Juventude e Vocações. As jornadas surgem no projecto de actividade do Secretariado da Juventude desta diocese, de modo a procurar abrir caminhos para a resposta à “inquietação” do Papa Francisco sobre os jovens na Igreja, que sabemos partilhada pelo nosso Bispo Diocesano, D. Antonino Dias.
A Jornada da Juventude e Vocações, teve como tema, “Jovens Cristãos! Que Igreja? Que caminhos a construir”, na qual participaram cerca de 90 pessoas (na maioria jovens, pois os adultos presentes participaram “apenas” no período da manhã), e tínhamos como objectivo colocar na “ordem do dia”, a tão necessária reflexão sobre a juventude. Compreendermos melhor os nossos jovens e que caminhos deveremos fazer com eles, para que eles possam encontrar o seu lugar numa Igreja diocesana cada vez menos jovem e “com espaço” (sim, o problema não é a falta de espaço ou desejo das comunidades) para esses jovens colocarem a render os seus dons, na alegria e no serviço da Igreja de Jesus Cristo. Mas não há jovens na nossa Igreja Diocesana? Claro que há! Mas claramente com o “síndroma sofrido” por grande parte da humanidade; jovens sem tempo, envolvidos noutras actividades, e incapazes de centrarem as suas vidas na Vida e na Palavra de Jesus, com coração, com responsabilidade e com verdadeiro compromisso. Até podemos ter muitas actividades, muitas festas, mas se a estes jovens não forem desafiados caminhos para a construção de uma história de fé e de amizade com Jesus Cristo, as actividades vão continuar a acontecer, a festa vai sempre existir, e o espaço na Igreja Diocesana e nas nossas comunidades cristãs, continuará a existir, “ espaços vazios” à espera de serem ocupados pelos jovens que querem caminhar com Jesus. Foi a urgência de uma reflexão pelos jovens, e com os jovens, que levou ao desafio destas jornadas na nossa diocese de Portalegre – Castelo Branco. 
A Jornada da Juventude e Vocações, em véspera do Domingo de Oração pelas Vocações e do Bom Pastor, teve a presença do Padre Rui Alberto, Sacerdote Salesiano do Porto. No primeiro momento da manhã, o padre Rui Alberto, formado na área da Juventude e Catequética, levou-nos a olhar o perfil do jovem presente na Igreja, nas várias dimensões da sua vida de crente. No segundo momento, levou-nos a ver algumas perspectivas, entre outros pontos, na “vivência da fé” e no testemunho da mesma, numa dinâmica de “forças e fraquezas”. Uma análise “fria”, mas optimista, que nos levou a compreender que o fenómeno, o qual vivemos a nível diocesano, vai acontecendo um pouco por todo o país, e que “com solução”, se reflectirmos e trabalharmos todos com um único sentido.
O momento da tarde foi todo ele vocacional. Os jovens foram confrontados de um modo diferente, com as diferentes vocações. Numa tarde que se revelou de grande festa e animação, tivemos a presença de um casal de Portalegre, os pais João e Joana com os filhos, Simão e Nazaré, com o testemunho de Consagração à Vida Matrimonial; a Irmã Martinha Silva, da Comunidade Religiosa de Alferrarede, da Apresentação de Maria, com o testemunho de Consagração à Vida religiosa; e o Padre Emanuel, pároco da Sé de Portalegre, com o testemunho de Consagração à Vida Sacerdotal. Na adaptação do programa “5 para a Meia-noite” da RTP, os nossos convidados foram desafiados para um “3 For Vocações” a partir de um diálogo animado, conduzido pela Madalena Santana (Portalegre) e pelo Rui Canatário (Alpalhão), jovens do Secretariado Diocesano da Juventude, que conduziram todo o encontro. Um tempo de testemunho, de interrogação vocacional, de boa disposição e de jogo, de perguntas e respostas, que enriqueceram todos os participantes e nos abriram ainda mais o horizonte para a necessidade de uma reflexão e de um diálogo acerca estas dimensões da Igreja, que de tão urgente reflexão e construção de novos caminhos necessita.

Padre Nuno Miguel, SDPJVpcb
Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.
Copyright 2009 DIOCESE DE PORTALEGRE - CASTELO BRANCO

Homepage | História | Organograma | Plano Pastoral Diocesano | Galeira de Imagens | Notícias | Avisos | Documentos | Ligaoes teis
Parquias | Arciprestados | Clero | Contactos | Newsletter | RSS

Powered by Peakit