CELEBRAO DA SEMANA DA VIDA

                 
Neste ano em que a Igreja de Portugal celebra o Centenário das Aparições, em Fátima, também a Semana da Vida estará naturalmente – bem – marcada por esta dimensão e rosto mariano da nossa Fé: Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, tem tudo para ensinar-nos como cuidarmos da Vida que nos é dada e confiada. Toda a vida e a vida toda.
Vivemos, na sociedade portuguesa, algumas dificuldades e tensões, no que diz respeito à Vida: a questão do aborto e a questão da eutanásia, de maneira mais evidente, mas também muitas outras ameaças à qualidade da Vida e à Vida com qualidade.
Esta Semana da Vida quer ser – cada vez mais – um ‘tempo oportuno’ para agradecermos a vida, defendermos a vida, aprendermos a cuidar dela e aprofundar o convite a encontrar em Deus, fonte de toda a Vida, o sentido maior e inalienável e sagrado da vida de cada pessoa, desde a sua concepção até ao momento da morte, neste mundo.
Talvez não seja descabido dizer que, hoje, agora, e cada um de nós, cada uma das nossas comunidades cristãs – paróquias, arciprestados ou outras – que tem de assumir a mesma missão de sempre: ‘fazer brilhar em todo o seu esplendor a vontade salvífica de Deus, uma bênção que revela a extensão da sua ternura a todas as criaturas’.
Partindo, de maneira evidente, da Exortação ‘A Alegria do Amor’ – mas também das Catequeses do papa Francisco – é proposto a meditação dos mistérios do Rosário, que nos fazem entrar em comunhão com Aquele que é a Vida e Vida abundante, para sermos, também nós, seus discípulos, anunciadores e testemunhos dessa Vida.
É proposto também dedicar cada dia da semana a uma ‘idade da vida’, a uma situação concreta familiar.
Não ‘estamos autorizados’ a passar ao lado desta Semana da Vida, e devemos mesmo empenhar-nos em dar-lhe relevância. Mesmo no meio de tantos afazeres pastorais. Melhor, por causa desses mesmos afazeres pastorais, que devem ser consequentes.
Cada comunidade encontrará a melhor maneira de a viver.
 
 
+ info em www.leigos.pt
 

 

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar
Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
Próximos eventos

Renovao MEC's

25 Novembro 2017

Retiro para familias

26 Novembro 2017

Domingo da Palavra

17 Dezembro 2017
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.