O Dia diocesano da Juventude regressou!

Foi num misto de surpresa e alegria que vimos chegar o Dia da Juventude nossa diocese de Portalegre-Castelo Branco

 
Depois de vários anos sem um “grito jovem” em Sábado de Ramos, eis que cerca de 150 vozes se fizeram sentir, demostrando a sua alegria por um dia diferente. A maior parte dos participante presentes já não sabia o que significava o Dia Diocesano da Juventude, pois nunca tinham ouvido falar dele, mas os mais crescidos, e outros, que deram testemunho, falaram com alguma emoção e muita saudade daquele que em tempos foi o dia de todos os jovens na Diocese. Recordavam os mais velhos que, neste dia, todos os jovens da diocese eram chamados a congregar-se, dar cor, luz e alegria, em redor do Bispo Diocesano, em unidade com o Papa e com todos os jovens do mundo inteiro, demostrando a presença e a sede de Jesus nas suas vidas.
Além do encontro com os outros jovens diocesanos e do encontro próximo com o Bispo Diocesano, sentiu-se a alegria e o sentido de peregrinar pelas ruas com o Pastor diocesano e os sacerdotes, de ramos em “punho”, recordando a entrada triunfal de Jesus em Jeresalem, celebrando a Eucaristia em festa, abrindo desse modo a Porta da Semana Maior.
Este ano o Dia Diocesano da Juventude realizou-se na Vila da Sertã e teve como tema: “Renova os teus sentidos”. Contou com a presença de cerca de 150 participantes que, junto do Bispo diocesano, quiseram marcar a diferença enquanto jovens católicos que são.
 
O acolhimento, na Sede de Escuteiros da Sertã, foi breve. Ao cuidado do SDPJVpcb e ao som de algumas músicas, os jovens foram chegando e foram sendo “carimbados” com os diferentes sentidos, de modo a serem constituídos os grupos de trabalho da manhã.
 
Divididos em 5 grupos, foram desafiados a percorrer a Vila e a visitarem alguns Workshops onde eram convidados, a partir dos sentidos da audição, da visão, do olfacto, do paladar e do tacto, a confrontar a sua vida de fé e a sua “relação” com Deus. No final da manhã, todos reunidos no Jardim da Carvalha, e já com a presença do Sr. Bispo, os jovens foram desafiados a um momento breve de reflexão sobre o confronto vivido e a “entregá-lo” a Deus por meio de um lançamento de balões que coloriram o céu da Sertã.
 
Após o almoço, os jovens reuniram-se novamente no Jardim da Carvalha, de onde seguiram em procissão e de ramos nas mãos, pelas ruas da Sertã, para o Salão da Casa Paroquial, para um tempo de diálogo e de festa. A tarde começou com o testemunho do nosso Bispo Diocesano e com algumas perguntas; também o testemunho de alguns jovens mais velhos, sobre a vivência do Dia Diocesano da Juventude, que anos passados; a surpresa de um flash moab preparado pelos jovens durante a manhã; e no final da tarde, um tempo de oração onde se viveu um tempo de intimidade e também de festa entre todos.
 
Foi um dia, e queremos que seja cada vez mais, de grande esperança para a nossa Igreja Diocesana. Neste “bom” regresso do Dia da Juventude, ainda não foi possível contar com a maioria dos sacerdotes, e com os muitos jovens diocesanos inseridos nos movimentos juvenis presentes na nossa diocese, pelo volume de serviço pastoral e pelas muitas actividades agendadas. Se queremos abraçar o apelo do Papa Francisco a sair a anunciar Jesus Cristo, se acreditamos que é nos jovens que está a esperança da nossa Igreja diocesana, então é necessário fazer caminhos comuns respondendo com amor ao apelo de Jesus no Evangelho, “Que todos sejam Um”.
 
Os jovens que participaram neste dia revelaram uma alegria e um entusiamos próprios da juventude de hoje e desejamos que possam abrasar, com o seu testemunho, o coração de outros jovens, de modo especial os jovens das suas paróquias.
 

O Dia Diocesano da Juventude, foi organizado pela Equipa da Pastoral da Juventude e Vocações, e contou com a preciosa ajuda da Paróquia da Sertã no seu Pároco, Padre Daniel Almeida e de alguns jovens da diocese, de modo especial o Grupo de Jovens da Paróquia, Dar+. 

Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.
Copyright 2009 DIOCESE DE PORTALEGRE - CASTELO BRANCO

Homepage | História | Organograma | Plano Pastoral Diocesano | Galeira de Imagens | Notícias | Avisos | Documentos | Ligaoes teis
Parquias | Arciprestados | Clero | Contactos | Newsletter | RSS

Powered by Peakit