CRITAS e IPP - ESECS celebram Protocolo que institui o "Prmio Joo Serra Bonacho"

"Prmio Joo Serra Bonacho" a atribuir melhor tese de Mestrado na rea de investigao em Servio Social

 
 
 
A Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco é, ao nível da Diocese, um organismo oficial da Igreja destinado à promoção e exercício da sua ação social. Na sua missão apoia as comunidades nos âmbitos social, saúde, educação e pastoral, sendo conhecedora das realidades locais, coopera e desenvolve parcerias com outras Instituições e Entidades, públicas, eclesiais e civis, para melhor poder atingir os objectivos a que se propõe.
Neste sentido, no passado dia 20 de Outubro, A Cáritas Diocesana, em parceria com a Editorial Cáritas e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, realizaram, no Auditório da ESECS uma sessão de apresentação dos livros “Cuidar do Outro” Orgs. de  JM Pereira de Almeida; “Crianças «sem» a sua Infância” de Ernesto Candeias Martins; “Gerontologia/Gerontagogia - Animação Sociocultural em Idosos” de Ernesto Candeias Martins, da Editorial Cáritas. No final da sessão foi celebrado um Protocolo de cooperação entre a Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, a Cáritas Portuguesa e o IPP – ESECS.
Com este Protocolo, as três instituições pretendem criar parcerias, com vista a aprofundar o estudo das matérias sociais, estabelecendo para isso um acordo com o objetivo de atribuir um prémio e editar em livro a melhor tese de Mestrado na área de investigação em Serviço Social da ESECS.
Nos termos do Protocolo, competia à Cáritas Diocesana escolher a personalidade, cujo nome designará o prémio a atribuir. Nesse sentido foi proposto e aceite pela parceria o nome de João Serra Bonacho, tendo em conta a sua dimensão humana e o contributo que, em termos sociais, dedicou à causa dos mais frágeis do Concelho de Portalegre.
João Serra Bonacho, natural de S. Salvador da Aramenha, Concelho de Marvão, nasceu no dia 01-09-1942 e faleceu em Portalegre, onde viveu, no dia 25-08-2014.
Viúvo, teve duas filhas: Paula que faleceu com 4 anos de idade e Anabela, sua única descendente, atualmente com 40 anos de idade, que ficou a viver no Lar Residencial da CERCI Portalegre, devido à sua deficiência.
Estudou em Portalegre, serviu o Exército Português, em Angola, na década de 60. 
Desempenhou funções no Governo Civil de Portalegre, trabalhou na Banca, tendo terminado a carreira profissional em Janeiro de 2001, como gerente bancário.
Foi destacado dirigente desportivo (30 anos), tendo desempenhado vários cargos diretivos em clubes de futebol e na Associação e Futebol de Portalegre. Pela sua dedicação à causa desportiva, como dirigente, foi agraciado com o grau de Sócio Honorário, da Associação de Futebol de Portalegre.
A partir de 1980, data em que foi criada a CRCIPORTALEGRE – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades, João Serra Bonacho, desempenhou diversos cargos: Tesoureiro (1982-1984) e Presidente da Direção de 2004 até à data do seu falecimento (25-08-2014).
Na CERCI foi grande impulsionador das suas actividades, sempre preocupado com o bem-estar dos utentes da Instituição, das condições de trabalho dos colaboradores e da prestação dos serviços sociais nas áreas da Educação, Reabilitação, Formação, Ocupação e Lar Residencial. Contribuiu para que a CERCI fosse declarada, por decreto governamental, como Instituição de Utilidade Pública (1983) e como Instituição Particular de Solidariedade Social (1999). Foi ainda, nos últimos meses de vida, que, preocupado com estado de degradação das instalações da CERCI, conseguiu o apoio do Centro Social Diocesano de Santo António da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, na cedência das Instalações desta Entidade, situadas na Rua D. Olinda Sardinha, Quinta da Lagem – Covões em Portalegre, a partir de Junho de 2014, onde, actualmente, tem a sua sede social e desenvolve a sua atividade.
Na Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco, pertencia aos órgãos sociais, como Presidente do Conselho Fiscal, desde 01-01-2004, até à data do seu falecimento (25-08-2014).
Colaborou em diversas iniciativas de carácter cívico e humanitário e foi um cidadão zeloso e respeitável, com elevado sentido caritativo e de solidariedade.
Com esta iniciativa, a Cáritas Diocesana e o IPP através das diversas Escolas Superiores, dão corpo a um longo trabalho de cooperação que têm desenvolvido ao longo dos tempos, criando agora condições para incentivar os alunos da ESECS a desenvolverem processos de investigação na área social, os quais beneficiarão, a Escola as Instituições Sociais e os beneficiários da ação social, sobretudo dos mais carentes, que vivem na nossa região, e são objecto do nosso cuidado, com um cunho mais humano e científico.
 
Portalegre, 8 de Novembro de 2016
Elicídio Bilé
(Presidente da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco)
  

  

Enviar Imprimir
Procure a informao que deseja no seu site da diocese!
Próximos eventos

Renovao MEC's

25 Novembro 2017

Retiro para familias

26 Novembro 2017

Domingo da Palavra

17 Dezembro 2017
entre as h m
e as h m
Dia:
poca:
Diga o que acha do novo site da Diocese de Portalegre - Castelo Branco. Escreva aqui um comentrio. Participe nesta mudana.